DESTAQUE SAÚDE

Siderópolis conclui diagnóstico socioambiental do Rio Fiorita com novas faixas de APP

Em conformidade com a Lei 14.285/2021, que traz alterações significativas às legislações ambientais federais, o Governo de Siderópolis, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FAMSID) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), concluiu o diagnóstico socioambiental do Rio Fiorita e seus dois afluentes.

O diagnóstico foi feito por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de orientar tecnicamente a definição das faixas de Áreas de Preservação Permanente (APP), e para identificar impactos associados a áreas de risco, além de orientar sobre locais de preservação e relevância ambiental.

O diagnóstico socioambiental é um processo complexo que envolve levantamento, coleta e análise de dados para fornecer uma visão abrangente das condições ambientais e socioeconômicas de uma determinada área. “Anteriormente, a legislação determinava uma faixa de 30 metros a partir do leito do rio, agora com a nova legislação será possível aproveitar as áreas, além de regularizar muitos imóveis da cidade. Alguns pontos passam de 30 metros para até 10 ou 5 metros”, explicou o presidente da Famsid, Vinícius Pasquali.

Reconhecendo a importância de adaptar as normas ambientais às suas particularidades locais, Siderópolis elaborou o diagnóstico, conforme preconizado pela Lei Federal e também pela Resolução CONSEMA 196/2022. Os resultados foram apresentados em uma reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente de Siderópolis em janeiro deste ano e agora seguem para aprovação na Câmara de Vereadores.

“O relatório anterior realizado para o leito e afluentes do Rio Albina, localizados na Área Urbana Consolidada (AUC), não abrangeu as áreas adjacentes ao Rio Fiorita, portanto, esta nova análise se torna essencial para determinar a viabilidade de flexibilização das faixas de APP nessa região”, concluiu o presidente.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro ressalta a importância do diagnóstico para o município. “Este é um passo importante para a cidade, que busca conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental, garantindo um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras”, comentou.

OS PARCEIROS DA SIDERA

1 – Restaurante Somariva – Gastronomia Italiana & Espeto corrido e Sobremesas. Aberto aos domingos: 11h às 15h. Locação p/ Eventos. Área de Lazer. Rio Jordão.
2 – Calzoon no Criciúma Shopping – Proprietário o sideropolitano Gusthavo Da Boit. Estamos esperando você para se deliciar com as várias opções que temos para você.
3 – CDL Siderópolis – Câmara de Dirigentes Lojistas de Siderópolis. Valorize o comércio de Siderópolis, compre em Siderópolis.
4 – Certrel – A qualidade de nossa energia é certificada. Atendimento as cidades de Treviso, Siderópolis, Urussanga e Criciúma. Certrel referência em cooperativa de eletrificação.
5 – GR Comércio de Sucatas – Onde você pode vender suas sucatas, fale com o Felix Gianizella. Ali no Bairro Rio Fiorita ao lado do campo do Itaúna.
6 – ASAPREV-SI – Pensando em você associado. Venha investir em sua saúde e bem-estar com quem realmente se importa! Asaprevi Siderópolis
7 – Despachante Juca – A documentação do seu carro está com problemas, não perca tempo procure o Despachante Juca e tudo será resolvido.
8 – ENTEC – A ENTEC Engenharia Técnica é uma empresa especializada na fabricação de equipamentos para indústria cerâmica.
9 – Farmácia Rossa – Tranquilidade na hora de comprar medicamentos e perfumarias tem nome, Farmácia Rossa. Câmara Vereadores de Siderópolis
10 –  Mundo da Construção – A casa do construtor em Siderópolis e Treviso, onde você encontra tudo para sua construção.  Mundo da Construção.
11 – Tintas Luxton – Produto sideropolitano, ramo de tintas e implementos imobiliários. Criada para satisfazer, encantar e gerar confiança aos clientes.
12 – Grupo Scaini – especialistas na distribuição e comércio de ferro e aço. Oferecendo soluções para construção civil, agropecuária e indústria. Grupo Scaini.
13 – Vereador Dener Pet Shop – Só trabalhando é possível trilhar o caminho.
14 – Ideal Calçados – Uma história em bem servir os sideropolitanos e região. Com qualidade nos calçados e aquele atendimento diferenciado. Ideal calçados.
15 – Funerária Nossa Senhora Aparecida – Um abraço para os amigos Márcio e Robertinho.
16 – FJF Madeiras – Madeiras que fazem a diferença. Eucalipto Beneficiado, Roliço e Bruto, Armações Prontas. Pinus beneficiado e Bruto, tratamento de Madeiras e muito mais… FJF Madeiras.
17 – Centro de Estética Sandrini – Há 30 anos de bons serviços prestados aos sideropolitanos e região. Com uma equipe de profissionais na área da beleza.
18 – Vereadora Prof. Jadna – Para mudar temos que lutar!
19 – JV Flex – Mangueiras e conexões – Hidráulica e Pneumática, você encontra na JV Flex, na Rua Padre Herval Fontanela, em frente a madeireira Rio Jordão.
20 – ARESI – Associação Recreativa Esportiva Sidera – Fazendo o esporte acontecer em Siderópolis.
20 – Cebrone Sonorização –  Trabalhamos com atendimento personalizado e agilidade. Carro de Som para divulgar a sua empresa. Cebrone Sonorização.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
/* ]]> */