Realizado na quinta-feira (15), as 13 h, na EEB José do Patrocínio.
A ideia do Livro “EEB José do Patrocínio, mais de 100 anos educando gerações – Da Origem aos dias atuais, desde 1918”, surgiu com as reuniões de preparação para as comemorações dos cem anos da escola.
Em 14 de junho do ano de 2018, a escola comemorou os 100 anos de História na Educação de Siderópolis e aconteceram diversos eventos, para homenagear a data.
Conforme a introdução no livro:
“O livro foi elaborado e desenvolvido através de uma comissão em parceria com a direção da escola. A obra foi construída através de pesquisas, transcrevendo as memórias de alguns fatos e pessoas que, em perfeita sintonia com o presente momento, nos remete ao passado da escola. Da colonização italiana, até a chegada de outras etnias em nosso município, do ontem ao hoje, a educação caminha conosco, trazendo-nos sujeitos históricos, pessoas que construíram, em períodos diversos, uma educação de excelência para o nosso município.
Dentre tantas lembranças, saudade, emoções, agradecimentos e esperança, o livro representa muito para todos os que passaram pela escola, trata-se de uma obra embargada em suor, não apenas dos que a elaboraram, mas de todos os que construíram essa magnifica história, tornando possível contá-la.
Poderemos ver fotos, alguns recortes do nosso centenário que trata demasiadamente de um número quase incalculável de nomes e histórias, tornando-se improvável ouvir e descrever a todos. Contudo, não nos sentiremos anônimos, pois, revelamo-nos um a um, na memória desta escola que representa a história de cada um de nós.”
O livro tem vinte capítulos, escrito por várias pessoas, como: equipe diretiva, professores, ex-alunos e ex-professores, historiadores e convidados.
A primeira pessoa que começou a colher os dados históricos e as fotografias da escola, foi Adriana Feltrin Zanellatto que era Supervisora Escolar, ela digitou a maioria dos capítulos, com as informações enviadas pelos autores/colaboradores, sendo ela também escritora e organizadora da obra.
Em seguida, foi convidada para ajudar na organização do livro, a ex-professora da escola e membro da Academia de Letras e Artes de Siderópolis, Sissa Moroso, que passou a escrever alguns capítulos que faltaram e organizar a finalização do livro, em parceria com a editora escolhida.
O livro foi revisado pela comissão do centenário em algumas reuniões e por pessoas capacitadas para a revisão histórica e ortográfica, como Adiles Lima e outros profissionais da UNESC.
A capa foi desenhada pela artista Aliz de Carvalho Fernandes, morada da Vila São Jorge e mãe de aluno da escola, que também ajudou na diagramação.
O livro levou mais de dois anos para ficar pronto, pois passou por várias revisões, atrasou em função da pandemia e outros problemas com a editora e gráfica.
O lançamento do livro somente foi possível, com o trabalho voluntário de todos os envolvidos e com a ajuda financeira do empresário Hélio Roberto Cesa (Alemão).
No dia 22 de dezembro do ano passado, a escola, através da diretora Luciana de Souza Bettiol, organizou uma Live no Facebook, para todos conhecerem o livro e no dia 15 de julho de 2021, na semana de comemoração dos 130 anos de Siderópolis, lançado o livro físico, para todos conhecerem essa narrativa, que caminhou junto com a história da cidade.
Texto Sissa Moroso
Fotos e vídeo Sandrini
Adicionar comentário