Realizado em Siderópolis, na quinta feira, 16 de junho. Celebração Pe Roberto e concelebrada pelo Pe Anderson Rodrigues, as 10h e em seguida procissão com passagem do “Santíssimo” pelas ruas centrais e voltando para a benção final em frente a Matriz
O Corpus Christi, feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia, é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães, vinhos e outros elementos que lembram o sacramento da comunhão.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém. A tradição cristã conta que, na ocasião, as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas, hoje, os fiéis também usam outros materiais, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.
Nas cidades onde ocorrem procissões no feriado de Corpus Christi, os tapetes geralmente são confeccionados ainda na madrugada, para que fiquem prontos a tempo do cortejo. São eles que sinalizam o trajeto que será percorrido pelos fiéis.
Adicionar comentário