A prefeitura de Siderópolis construirá uma réplica da antiga estação ferroviária no bairro Rio Fiorita. O projeto, que serve de incentivo ao turismo, está na etapa de estudo de volumetria 3D e contará com aproximadamente 250 m² de área construída, além de uma plataforma com 120 metros de comprimento para embarque e desembarque
A antiga estação foi inaugurada em 1947. Na década de 70, os ramais de passageiros foram fechados e, na década de 80 a estação foi demolida. O local de construção da réplica será o antigo campo de futebol, que fica às margens da linha férrea. “Não é o local original da antiga estação, porém, após estudos urbanísticos realizados pelo Departamento de Cultura e pela Secretaria de Habitação, foi determinado que seria o melhor local para receber uma réplica da nova estação”, explica a assessora de Cultura e Turismo de Siderópolis, que também é arquiteta, Ângela Paula Ribeiro.
Os detalhes das necessidades foram observados durante os recentes passeios de trem. A nova estação buscará inspiração no estilo art déco, com elementos contemporâneos que dialogam com a Piazza Nova Belluno (praça coberta). O local receberá ainda paisagismo, valorizando a arquitetura da estação. “Será uma junção entre o antigo e o novo, resgatando a memória dos nossos munícipes saudosistas”, comentou.
*Passeios*
No dia 12, Siderópolis receberá o segundo passeio de trem, que ainda terá outros três até dezembro. A previsão de roteiro é que os passageiros saiam de Tubarão, desembarquem no bairro Rio Fiorita em Siderópolis, depois seguem de ônibus até o Parque Aguaí Santuário Ecológico, localizado na comunidade de São Pedro, próximo à Barragem do Rio São Bento, onde vão almoçar.
O coordenador do Passeio Ferroviário Expresso, Jefferson Vitorino, avalia que tanto a procura, quanto o passeio realizado no último dia 7 de setembro estão sendo positivos. “É uma rota nova. Então as pessoas que já conhecem Laguna, Imbituba e Jaguaruna acabou despertando a curiosidade, tanto pelo destino, quanto pelo Parque”, avaliou.
Segundo ele, há uma grande procura tanto pelas agências de turismo, quanto pela procura direta. “É um passeio mais longo, que tem três horas de duração, e é algo que o pessoal estava querendo. Ficar mais tempo dentro do trem. Então a rota se mostrou positiva e a gente pretende, a partir do ano que vem, fazer mensal”, revelou.
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