HISTÓRIA

Curon Venosta e Siderópolis: uma imagem em comum (vídeo)

 

Escritor italiano lançará livro no Brasil sobre cidade submersa da Itália

A barragem fica dentro do município de Siderópolis e a torre é da antiga igreja de São Pedro na comunidade de São Pedro, em Siderópolis. 

Submersa no Lago de Resia (foto) no norte da Itália a torre de uma igreja se assemelha muito com a imagem proporcionada pela barragem do rio São Bento.

Curon Venosta é uma pequena cidade da Itália assim como Siderópolis é uma pequena cidade de Santa Catarina.

Segundo o jornalista Nei Manique, a comuna de Curon Venosta pertence à região do Trentino-Alto Ádige, província de Bolzano. Nesta região predomina o alemão e é conhecida por Tirol do Sul por ter a fronteira com a Áustria.

A cidade tem mais de dois mil habitantes e fica no extremo norte do país. Ali foi construída uma represa que foi colocada acima da vontade dos moradores.

Na cidade se ouve mais alemão do que o italiano e turistas tiram selfies e fotos da igreja submersa, que esconde um povoado revelado em um livro a ser lançado no Brasil.

O livro se chama “Daqui não saio” em italano “Resto chi”, de Marco Balzano, um nome que soaria natural para um morador do sulcatarinense, mas é do professor e escritor de Milão.

Balzano foi finalista do Prêmio Strega em 2018 pelo livro que chega às livrarias brasileiras esta semana.

Assista abaixo um mergulho sob a Torre no Lago em Siderópolis.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
/* ]]> */