ESPORTE GERAL

Bom princípio de ano novo

Quem viveu o Rio Fiorita dos anos 60 do século passado, jamais esquecerá essa frase: BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO.
Era assim que as crianças do Rio Fiorita iniciavam mais um ano.
Levantavam-se cedo no dia 1º de janeiro, e saiam pelas ruas da vila, a fim de encontrar um adulto e então desejar: BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO, sempre aguardando um MUITO OBRIGADO, e o principal, UM TROCADINHO.
Os costumes no Rio Fiorita eram muitos, uma coletânea de tradições oriundas das diversas localidades de onde vieram os trabalhadores para labutar na CSN, e do pessoal que ali se instalou para incrementar o comércio.
Após as festividades de ano novo, aguardava-se o carnaval.
– Como eram bons os nossos carnavais.
Curtia-se muito o Clube União Mineira e o Recreio do Trabalhador, onde os conjuntos musicais, eram formados genuinamente por sideropolitanos. Recordando o American Night, o The Black Cats, e o High Tension Danger, que animavam todos, independente de idade, etnia, religião e seja lá o que for.
Nessa época havia também o entrudo, que os fioritanos chamavam de “intrudi”. Mesmo que muitos não gostassem de serem pegos de surpresa, atacados por um colega com um balde d’agua, e consequentemente sair molhados pelas ruas do Rio Fiorita, a tradição era religiosamente cumprida.
Depois iniciavam-se as aulas no Grupo Escolar Dr. Tullo Cavallazzi. Ninguém jamais esquecerá do famoso uniforme, saias azuis para as meninas e calças azuis para os meninos, as camisas, brancas para ambos. Nossas camisas com um bolso na altura do peito, exatamente sobre o coração, onde nossas mães bordavam em azul, as letras “T” e “C”, simbolizando o homenageado pela escola. Alguns colegas mais “levados” parafraseavam essas letras com um jargão de baixo calão, que não me atrevo a mencionar.
Em junho as crianças aguardavam a famosa festa junina da escola.
– Quanta saudade!
Depois era a vez da festa da padroeira, Santa Bárbara, todos ansiosos aguardando o dia 4 de dezembro, para os festejos, a procissão, a montagem do coreto em frente a capela, onde bandas musicais faziam a alegria da criançada. As famosas bandas que animavam as festas eram, a Santa Cecilia de Capivari, e a Cruz de Malta de Lauro Muller.
E por fim o NATAL, NATAL DO MENINO JESUS, a festa mais aguardada, quando se contavam os dias para a chegada do papai Noel com os presentes.
E assim mais um ano se passava.
Tudo recomeçava com o tradicional: BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO.
Às minhas amigas e meus amigos: BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO.

Vânio Savi 31/12/22

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIDERA FM

SIDERA FM

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
/* ]]> */