Garantir aos consumidores usuários do serviço de abastecimento e fornecimento de água, a instalação de equipamento bloqueador de ar para evitar o pagamento indevido de consumo de água. “O bloqueador de ar é uma peça que impede a passagem de ar que pode estar presente em redes de abastecimento de água. Com isso, será possível fazer o cálculo para a cobrança da taxa de água sem a passagem de ar pelas tubulações e evitando o registro no hidrômetro. Visando uma cobrança justa da conta de água consumida e não por ar”.
Com o objetivo de supostamente retirar o ar da tubulação durante interrupções no abastecimento d’água. Os relatos de quem já usa são de economia expressiva na conta.
Os bloqueadores de ar ainda não são regulamentados por nenhum órgão. Ou seja, sua eficácia em impedir que o ar faça o hidrômetro girar – o que em tese geraria custos para o consumidor – não é oficialmente comprovada. O tema também é alvo de polêmica quando envolve a regulamentação nas cidades por meio das câmaras.
A ABNT reforça, contudo, que o poder público pode emitir regulamentos “no momento em que achar necessário”, independentemente da existência de normas brasileiras. “Portanto a regulamentação é uma vontade do regulamentador e não da ABNT”. A regulamentação por parte dos municípios tende a fracassar. Isso porque os vereadores cometem “dois erros gravíssimos” na elaboração dos projetos.“Colocam que o aparelho tem que ser aprovado pelo Inmetro. Inmetro não pode aprovar [porque não tem norma]. E depois pedem pra companhia de água instalar. A companhia não pode instalar isso”.
Adicionar comentário