DESTAQUE SAÚDE

Criciúma passa a contar com Grupo de Gestantes Permanente a partir de setembro


Atividades acontecerão uma vez por mês a partir de setembro

Com o objetivo de promover informação e cuidado humanizado para mulheres do município, Criciúma passará a contar com um Grupo de Gestantes Permanente a partir de setembro. Os encontros serão voltados a assuntos como gestação, pós-parto e amamentação, vinculados ao acompanhamento pré-natal da gestante, de forma gratuita. Os aulões acontecerão toda segunda quinta-feira do mês, às 17h30, no Centro Multiuso do Parque das Nações, no bairro Próspera.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma com a Rede Cegonha Criciúma, Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Doulas e voluntários para gestantes e acompanhantes de Criciúma e região. De acordo com a fisioterapeuta pélvica responsável pelo Grupo de Gestantes, Francielle Silvani Cardoso Lemos, não haverá período de inscrição para as práticas. O grupo será aberto às gestantes que realizam pré-natal no Hospital Materno Infantil, além da população em geral que tiver interesse em participar.

O foco é a prevenção, promoção da saúde da mulher e da qualidade no atendimento durante as vivências da materialidade, desde o pré-natal até a fase de amamentação. “Acreditamos que integrando hospital, atenção básica, especializada e doulas da região, alcançaremos uma abrangência maior na promoção de saúde das gestantes e puérperas. A participação no grupo é de extrema importância para que todas obtenham um parto seguro, da melhor forma, considerando os aspectos físicos e emocionais”, explicou.

Segundo a fisioterapeuta, os encontros vão abordar três temas intercalados. O primeiro será “gestação e parto”, no dia 14 de setembro, voltado ao pré-natal, autocuidados na gestação e trabalho de parto. No segundo, dia 19 de outubro, o tema será “puerpério e amamentação”, com aulas sobre a hora dourada, exterogestação, aleitamento materno normal, complicações no aleitamento e cuidados com o recém-nascido.

No dia 9 de novembro, o encontro será dedicado a uma sessão de pinturas gestacionais, conhecida como ultrassom natural, junto com práticas integrativas e complementares com as gestantes e acompanhantes. Em dezembro, o grupo inicia um novo ciclo, retornando ao tema de “gestação e parto”.

Importância do pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento médico que a gestante realiza, desde os primeiros meses da gravidez. Esse período é fundamental para a prevenção de complicações na gestação e detecção de patologias, tanto para a mãe, como para o bebê. De acordo com Francielle, um dos itens mais importantes para alcançar uma gestação, um parto e uma maternidade mais leve, feliz e saudável é a procura por informação.

“É essencial que a gestante conheça sobre os processos pelo qual está passando e passará, aprender a observa-se, cuidar-se e contar com profissionais de confiança. É para isso que o Grupo de Gestantes Municipal foi criado, para trazer informações de qualidade e para vincular as gestantes aos profissionais que irão acompanhá-las. Um bom pré-natal, com cuidado, atenção e conhecimento são itens que não podem faltar na mala da gestante”, finalizou.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
/* ]]> */