POLÍTICA

Ato marca a continuidade do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda


 Ato marca a continuidade do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda

 

Com a presença do Governador Carlos Moisés, foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira, dia 27, em Capivari de Baixo, a continuidade das operações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.

 

Em sua fala no evento realizado no Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul, o governador definiu a cerimônia como um “ato de responsabilidade” de que quem está “produzindo soluções e gerando esperança para mais de 20 mil famílias catarinenses.”

 

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é o principal pilar de uma cadeia que gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de R$ 6 bilhões ao ano na economia do Sul do Estado. 

 

Nova gestora da unidade, a Diamante Geração de Energia Ltda se apresentou ao mercado e à comunidade pela primeira vez com o propósito de participar de uma transição energética justa, que envolva todas as fontes de combustíveis, motivo pelo qual a empresa já vem avaliando outras possibilidades de geração, como o uso de gás natural.

 

Com capacidade instalada de 857 MW, a Termelétrica Jorge Lacerda é considerada fundamental para o reequilíbrio do modelo energético integrado do país, em especial quando o sistema acaba afetado pela falta de chuvas e consequente queda de nível dos reservatórios.

 

“Ao possibilitar a continuidade das operações do maior Complexo Termelétrico movido a carvão na América Latina, estamos também demonstrando o quanto acreditamos na modernização e na sustentabilidade  desta indústria que é fundamental para o equilíbrio do sistema energético brasileiro”, disse Jorge Nemr, que falou em nome do Conselho da Diamante.

 

Aos jornalistas, o governador saudou a negociação que culminou com a continuidade do Complexo. “Uma ruptura das operações geraria um dano muito grande à economia da região”, observou. “O Brasil precisa dessa transição energética e por isso nos envolvemos nessa causa”. Esse envolvimento, segundo a Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), justificou a entrega de uma placa especial que o presidente da entidade, Fernando Zancan, passou às mãos do governador Moisés como forma de agradecimento. 

 

O deputado Jair Miotto, presidente da comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, disse que estava representando a Presidência da Alesc em um dia “histórico para Santa Catarina”, com um final feliz para uma luta na qual inúmeros catarinenses se envolveram e no qual o parlamento teve importante papel, evitando o descomissionamento da Jorge Lacerda. 

 

Presente à cerimônia, o presidente da Engie, Eduardo Sattamini, se disse orgulhoso com o desenlace positivo das negociações e, se dirigindo aos trabalhadores da unidade, agradeceu pelo esforço e pela dedicação nos cinco anos em que a empresa gerenciou o complexo. “Estamos entregando à Diamante uma equipe competente tecnicamente e que se orgulha do valor que produz”, disse Sattamini. 

 

O prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Correa Costa, também era só gratidão com o desfecho positivo das negociações da unidade industrial localizada em seu município. “Saúdo empresários jovens e corajosos, que não titubeiam em investir no nosso país, no nosso Estado e especialmente na nossa cidade. Sejam muito bem-vindos”, celebrou. 

 

A DIAMANTE

Criada juridicamente em 2017 com o objetivo de gerenciar o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, a Diamante Geração de Energia ganha agora uma nova gestão. A Diamante é controlada pela holding Fram Capital, com vasta experiência na gestão de empresas do setor de energia e infraestrutura.


Por Ricardo Stefanelli 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram
WhatsApp
/* ]]> */