Na tarde desta sexta-feira, dia 12, o vice-prefeito Rafael Gustavo Frello assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Siderópolis. Ele ficará à frente do Executivo Municipal por 7 dias, durante o período em que o prefeito Franqui Salvaro se afastará para realizar um procedimento cirúrgico.
O ato de transmissão do cargo foi realizado no gabinete municipal e contou com a presença de autoridades, vereadores, servidores, familiares e convidados.
Frello destacou em seu pronunciamento que dará continuidade às ações já em andamento pelo Governo Municipal. “É uma grande responsabilidade, mas com compromisso e comprometimento seguirei buscando os melhores caminhos e soluções. A palavra que define é gratidão, por confiarem no meu trabalho e estarem comigo neste momento”, afirmou o vice-prefeito, que permanecerá no cargo até o dia 19 de setembro.
O prefeito Franqui Salvaro, por sua vez, agradeceu a solidariedade recebida e desejou êxito ao vice-prefeito no período em que estará à frente da administração. “Tenho plena confiança de que o Rafael dará continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Esse é um momento em que preciso cuidar da saúde, mas sigo tranquilo, porque sei que Siderópolis estará em boas mãos”, destacou Franqui.
Sobre o vice-prefeito
Rafael Gustavo Frello nasceu em 29 de março de 1981, em Siderópolis. É filho de Adelir Frello e Candida Maria Savaris Frello. Católico praticante, Rafael é pai de Rafaela da Silva Frello, sua única filha, e é irmão de Renan Augusto Frello.
Iniciou sua trajetória profissional aos 17 anos e, aos 20, ingressou na graduação em Farmácia pela Unesc, onde estudou em tempo integral por três anos e meio. Após formado, atuou como farmacêutico em Sombrio por um ano. De volta a Siderópolis, trabalhou quatro anos na Siderafarma e sete anos na farmácia São Luis Orione.
Também atuou como condutor socorrista na Policlínica Medicar, em Criciúma, por três anos, e posteriormente fez parte da equipe da Drogaria Catarinense, onde permaneceu por sete anos, até ser eleito vice-prefeito de Siderópolis para a gestão 2025/2028. Para ampliar sua formação, além de Farmácia, também se graduou em Gastronomia pela Unibave, em Cocal do Sul.
O histórico político da família traz a atuação de seu avô Guerino Savaris, que foi o quarto vereador do então distrito de Siderópolis, e de seu primo Fábio Savaris, atual vereador de Treviso.
Rafael iniciou sua caminhada política em 2024, quando se filiou ao Partido Liberal (PL). No mesmo ano, colocou seu nome à disposição do partido e disputou o pleito eleitoral como candidato a vice-prefeito na chapa vitoriosa ao lado do prefeito Franqui Salvaro.
Adicionar comentário