Natural do município de Treviso, Santa Catarina, Mario Piacentini nasceu no dia 25 de Maio de 1935, no seio da família do Sr. Artur Piacentini e da Sra. Olizia Sônego Piancentini, ambos in memoriam.
Começou a trabalhar desde de cedo aos 8 anos de Idade, já ajudava os pais com os trabalhos na agricultura, onde permaneceu até os 38 anos de idade, após começou a trabalhar na prefeitura de Siderópolis, onde permaneceu durante 23 anos, trabalhou na função de contador, comprador, almoxarifado, lubrificador e em paralelo trabalhou com estufa de fumo e na prefeitura permaneceu até aposentar-se.
Aprendeu a ler e escrever suas primeiras palavras na Escola Hudo Decke em Treviso, onde cursou o ensino fundamental completo.
Após conhecer a Sra. Jurema Piacentini percebeu que aquela era a companheira ideal para compartilhar seus sonhos e projetos de vida, vindo a unir-se em matrimonio com a mesma.
Dessa grande e abençoada união nasceram os tesouros da família seus 5 filhos, sendo eles, Marilene de Fátima, Maria, Artur, Marcia e Adilson. Também possui 7 netos.
Mario era católico, gostava de futebol ao qual torcia para time do Flamengo, em suas horas de lazer gostava de caminhadas, Jogar futebol de campo, participar de festas comunitárias e andar de bicicleta.
Possuía importantes nomes políticos na família, onde seu irmão Volnei Piacentini já exerceu o cargo de vereador do município de Treviso e seu genro Nei Buogo já exerceu o cargo de vereador do município de Siderópolis.
Sempre esteve ativo na comunidade ao qual já fez parte do Caep durante 20 anos do centro de Treviso, foi vacinador de gado durante 40 anos na região, fez parte do coral da igreja há 62 anos do centro de Treviso , e fez parte do grupo folclórico Itrevisani italiano, onde gravou 2 cds.
Disposto a estar mais próximo das importantes decisões em prol da sua terra, a incentivo dos amigos políticos, decidiu entrar para a vida pública, vindo a se filiar no partido PDS, na década de 70.
Após algum tempo percebeu que seus projetos se moldavam com o partido PSDB, então a convite do genro Nei Buogo, decidiu filiar-se ao mesmo.
Nas eleições de 1972 a incentivo da comunidade e dos amigos políticos, decidiu dar mais um importante passo em sua carreira política colocando pela primeira vez seu nome na disputa a uma vaga ao cargo de vereador.
A resposta de uma boa campanha veio com o fechamento das urnas e contagem de votos, resposta esta positiva, pois com 446 votos ganhos, Mario Piacentini se elegeu com louvor ao cargo de vereador do município de Siderópolis, ficando como o 2º mais votado, pelo partido do PDS para a gestão 1973 a 1977, abrindo um parágrafo em sua importante vida pública.
Entre seus projetos de lei já realizados destacaram-se a aprovação de projetos vindos do executivo em parceria com todos os vereadores para o bem-estar comum da população e fiscalização dos atos do executivo.
Deixa suas homenagens a esposa pela história de companheirismo e dedicação, aos filhos pelo amor incondicional, aos netos por serem como filhos, genros e noras; Armelindo, Nei, Aires e Maria, pela união e aos irmãos pela amizade.
Deixa suas homenagens in memoriam aos pais Artur Piacentini e da Olizia Sônego Piancentini, aos sogros Miguel Piacentini e Maria de Lorenzi Piacentini, pela lembrança, saudade e falta que fazem.
No campo político deixa Suas homenagens, aos ex governadores Esperidião Amin, Ivo Silveira e Colombo Sales, ao ex-presidente Jucelino Kubitcheck e ao ex-prefeito in memoriam Zelindo Trento e ao ex-prefeito Dilnei Rossa in memoriam, pelos exemplos de líderes e trajetória política.
Sendo assim Mario Piacentini deixou seus agradecimentos em especial com as seguintes palavras; “Agradeço o povo de Treviso que na época me ajudou, me acolhendo, só tenho que agradecer pela oportunidade de exercer o cargo de vereador do município de Siderópolis.
Registrou seu lema de vida:” Participação na comunidade”
Mario Piacentini faleceu em 8 março de 2024.
Vídeo – Um pouco da história de “Mario Piacentini”
Adicionar comentário