Live do “Movimento Laical Orionita”, em Siderópolis

0

Live realizada na segunda, 21 de dezembro, às 19 hs e 30 min, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Com a participação Pe Luiz Carlos Aguiar, Adriana Feltrin, Guilherme e o grupo de canto “Filhas de Maria”. Na live foram registrados alguns depoimentos de pessoas que vivem, trabalham e respiram são Luiz Orione e entre alguns estão os depoimentos: Dona Ana da Caixa, Lurdete, Ivânia.

A próxima live será do MLO de Porto Alegre.

O Movimento Laical Orionita – MLO é uma agregação de leigos e leigas em caminho de comunhão e de missão eclesial, que, associados ou não, vivem o  carisma de Dom Orione e partilham, com a Família Orionita a missão de “Renovar tudo em Cristo” (Ef 1,10).

O MLO surgiu como fruto de uma opção da Família Orionita,  para promoção e atuação das diretrizes da Igreja acerca da vocação e o papel dos leigos, como indica o Estatuto do MLO.

No Brasil o movimento começou em meados dos anos 1990, a partir de grupos de colaboradores e voluntários, que agregaram paroquianos e simpatizantes do carisma orionita, formando assim o MLO. É um movimento rico na sua essência e singular na sua ação, refletindo em cada trabalho realizado o que nos ensinou Dom Orione: amar sempre e dar a vida cantando o amor.

Contemplando as três Províncias da Família Orionita no Brasil, Província N. Sra Aparecida, Província Nossa Senhora de Fátima e Província N. Sra. da Anunciação, é um só MLO em sua constituição, um mesmo movimento laical, que participa na vida da comunidade.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se as atividades nas paróquias, com divulgação e formação no carisma de São Luís Orione; a atuação nas escolas e centros de educação infantil, nos seminários, nos Pequenos Cotolengos, asilos e demais obras sociais, bazares beneficentes,  onde o MLO vive o carisma do fundador.

Os grupos reúnem-se para estudos, orações, momentos de espiritualidade/adoração, visitas, participam de missas e liturgias, encontram-se nos congressos locais e provinciais. Presença também em apoio às iniciativas das paróquias e institutos, gestos concretos, como doação de alimentos e roupas para necessitados e apoio às iniciativas da Pastoral Vocacional Orionita e Movimento Jovem Orionita.

São também os Encontros anuais do MLO um marco na vida leiga orionita, com o envolvimento e a participação dos religiosos e religiosas, o que reafirma a necessidade de trabalhar em conjunto, como verdadeira família. São momentos fortes de espiritualidade que ajudam cada participante a renovar sua fé e a sua missão como leigo nas obras e paróquias Orionitas, e oportunidade de despertar os coordenadores locais e de preparar novas lideranças.

Dom Orione nos convida a confiar sempre na Divina Providência. Que no Brasil não faltem jamais leigos apaixonados por Dom Orione, para “semear a caridade ao longo de todos os caminhos; para semear Deus de todos os modos e em todos os sulcos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui