Um ouro e três pratas. Esse foi o resultado do desempenho dos estudantes de Siderópolis na 9ª edição da Prova de Matemática promovida pela Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Três medalhistas são alunos da Escola Municipal Aurora Peterle, incluindo o ouro, e um da Escola Estadual José do Patrocínio. Mas o que os quatro têm em comum? A professora de matemática Sueli Solange Cifuentes.
enbsp;
Os estudantes premiados foram Luiz Otávio Uggioni Nart, do 8º ano, que conquistou a medalha de ouro; Samuel Alexandre Cambruzi, também do 8º ano, e Ana Luiza Bitencourt Nazário, do 9º ano, que receberam medalhas de prata, todos da Escola Aurora Peterle. Já Lucas Machado Cerqueira, da Escola Estadual José do Patrocínio, também foi prata.
enbsp;
Todos são alunos da professora Sueli Solange Cifuentes, que atribui os bons resultados à combinação entre talento, disciplina e comprometimento dos estudantes. Ela também destaca o papel essencial das famílias no processo. “As famílias dão suporte, incentivo, apoio, valorizam a educação”, ressaltou.
enbsp;
Para a professora, avançar e ampliar esses resultados depende de políticas públicas que incentivem e valorizem os talentos nas diversas áreas do conhecimento. “Precisamos, com urgência, especialmente na matemática, que é o alicerce de uma sociedade desenvolvida”, afirmou
enbsp;
Ela espera que a conquista sirva de inspiração para outros estudantes do município. “Quero que muitos outros alunos vejam que é por meio da educação que podemos evoluir, criar oportunidades, fazer escolhas e, com isso, transformar nosso entorno para melhor”, concluiu.
enbsp;
O diretor da Escola Aurora Peterle, Luiz Fernando Martins, valorizou a conquista como reflexo do trabalho coletivo. “A escola é de qualidade, temos incentivo do governo municipal, excelentes professores e excelentes alunos, e é por isso que os resultados vêm”, avaliou.
enbsp;
A diretora da Escola José do Patrocínio, Mariângela Rossa de Souza, também reconhece o trabalho da professora Sueli. “Ela é uma educadora que incentiva. Busca sempre motivar 100% dos alunos”, destacou.
enbsp;
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, parabenizou os estudantes e reforçou o poder transformador da educação. “É por meio da educação que conseguimos mudar realidades e transformar a sociedade em um lugar melhor para todos”, afirmou. Ele também elogiou o trabalho da professora Sueli, que tem um impacto direto na vida dos alunos, abrindo caminhos para o futuro.
O secretário de Educação de Siderópolis, Méricles Rossa, o Meck, parabeniza também a todos que participaram do prêmio. “Matemática tem uma grande importância no dia a dia. Nós, quanto Secretaria de Educação, estamos sempre à disposição da comunidade e dos professores para apoiar e dar suporte e neste momento congratulamos todos os professores de matemática, em especial a professora Sueli pela dedicação com nossos jovens”, afirmou.
Resultados e expectativas
Segundo a professora Sueli, ainda é aguardado com “muita expectativa” o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Tenho certeza de que seremos agraciados com um resultado positivo”, comentou.
Três dos quatro medalhistas já integram projetos oferecidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pelo Governo Federal. “Por serem medalhistas nacionais, eles já conquistaram o direito de ingressar em universidades renomadas do país, como USP, Unicamp, IMPATECH e universidades federais”, relatou a professora.
Os estudantes ainda poderão participar da seletiva nacional que escolherá jovens talentos para compor a delegação brasileira em competições internacionais.
enbsp;
O prêmio
enbsp;
A 9ª edição do prêmio ACIC de Matemática teve uma participação regional 19.700 estudantes do quinto ao nono ano, de 151 escolas municipais e estaduais de 13 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Maracajá, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Desses, 1.193 estudantes participaram da segunda fase, realizada na sede da ACIC e entre eles, 99 conquistaram medalhas, distribuídas em 10 de ouro, 34 de prata e 55 de bronze.


