Siderópolis recebeu do Ministério da Saúde um lote com 135 doses da vacina Qdenga, imunizante aprovado e indicado para a prevenção da dengue. As doses já estão disponíveis para aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A vacina é destinada para adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme diretriz do Programa Nacional de Imunizações. A aplicação é feita por via subcutânea, em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação, para garantir a proteção completa.
Para receber a vacina, é necessário que o adolescente esteja acompanhado por um responsável e apresente documento de identificação e/ou carteira de vacinação.
“A vacinação é uma ferramenta essencial de prevenção, que se soma às medidas de controle do mosquito. Convido todos os pais e responsáveis para que levem os adolescentes à UBS de referência. É uma forma segura e eficaz de proteger nossa população contra as formas graves da dengue”, pediu a secretária de Saúde, Tayná Consoni.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, também destacou a iniciativa. “A chegada dessas primeiras doses marca um avanço importante na saúde pública. Estamos priorizando a prevenção e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para proteger nossas crianças e adolescentes”, concluiu.