Siderópolis deu início às obras da primeira estação meteorológica urbana. A primeira etapa do projeto, que consistiu na confecção da base de concreto e na delimitação da área onde o equipamento será instalado, já está concluída. A estação ficará localizada no pátio da sede do Lionsenbsp;e do Grupo Escoteiro Aguaí, na Rua Porfírio Feltrin, s/nº, Centro da cidade.
Até então, o município não contava com medições específicas da zona urbana. “A nova estação vai preencher essa lacuna, fornecendo dados precisos e em tempo real sobre o volume de chuva, a velocidade dos ventos e a temperatura”, explicou oenbsp;coordenador daenbsp;Defesa Civilenbsp;de Siderópolis, Jair Grossman.
A estação será totalmente sustentável e contará com um sistema de monitoramento por câmeras que vai além da área do equipamento, ampliando a segurança e o controle do local. A obra foi liberada com recursos da Defesa Civil Estadual no valor de R$ 80 mil e mais R$ 1 mil mensais para manutenção.
Com a conclusão da primeira fase, inicia-se agora o período de cura do concreto, que dura 21 dias. Após esse prazo, a obra será liberada para a segunda e última etapa, a instalação dos sensores e equipamentos da estação meteorológica em si.
“As informações coletadas serão essenciais para o gerenciamento de riscos de desastres naturais, como enxurradas e alagamentos, permitindo ações mais rápidas e eficazes da Defesa Civil. Além disso, os dados servirão como uma valiosa fonte para pesquisas científicas e planejamento municipal”, concluiu Grossman.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, destacou a importância do investimento para o futuro da cidade. “Essa estação é um avanço que vai nos permitir tomar decisões mais embasadas, proteger nossa população e planejar um desenvolvimento urbano mais seguro e sustentável”, afirmou.


