Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Siderópolis estiveram engajadas em ações do Outubro Rosa, movimento que reforça a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Ao longo do período, foram realizadas ou solicitadas 446 coletas de preventivos e mamografias.
As atividades incluíram orientações sobre saúde da mulher, incentivo à realização dos exames e atendimento ampliado nas unidades, garantindo acesso e acolhimento às pacientes que buscaram cuidar de sua saúde. “Encerramos a campanha com resultados positivos e, principalmente, com a certeza de que mais mulheres estão atentas à importância de cuidar da própria saúde”, pontuou a secretária de Saúde, Tayná Consoni.
Com o encerramento do Outubro Rosa, Siderópolis dá início agora às ações do Novembro Azul, campanha voltada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês, às quartas-feiras do programa Saúde continuarão com os atendimentos normais, porém contarão também com um médico exclusivo para atender os homens com 40 anos ou mais, oferecendo consultas médicas mediante agendamento.
O ponto alto da programação será o Dia D do Novembro Azul, marcado para o dia 22 de novembro, das 8h às 12h, em todas as UBSs. Haverá consultas médicas, mediante agendamento, testes rápidos, avaliação odontológica e, paralelamente, uma ação na Piazza Nova Belluno, com verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, orientações odontológicas, auriculoterapia e atendimento com outros profissionais da equipe multidisciplinar.
“O trabalho das equipes de saúde mostra o quanto as campanhas são importantes para a prevenção. Assim como o Outubro Rosa mobilizou nossas mulheres, agora o Novembro Azul chega para reforçar o cuidado com os homens, lembrando que saúde é um compromisso de todos nós”, afirmou o prefeito, Franqui Salvaro.


