06/02/2026
Siderópolis amplia atendimento educacional com neuropsicóloga na rede municipal
O município de Siderópolis passou a contar com o serviço de uma neuropsicóloga para atender à crescente demanda de laudos nas escolas da rede municipal de ensino. Conforme o secretário de Educação,enbsp;Méricles Rossa, a iniciativa trará mais agilidade aos atendimentos e aos encaminhamentos necessários.
De acordo com o prefeitoenbsp;Franqui Salvaro, a medida garante maior eficiência no acompanhamento pedagógico. “Isso assegura que nossos alunos recebam o suporte necessário no tempo certo, fortalecendo o trabalho desenvolvido nas unidades escolares”, afirmou.
Desde o início dos atendimentos, já foram emitidos 34 laudos. A profissional atua no apoio às equipes pedagógicas, na orientação de práticas inclusivas, na mediação entre escola e família e na promoção de uma abordagem científica e humanizada sobre o desenvolvimento infantil.
Segundo a neuropsicóloga Claudete Evangelista, o laudo contribui para reduzir conflitos e ampliar a compreensão entre família e escola. “Ele organiza, de forma técnica, o entendimento sobre como a criança pensa, sente e se comporta, permitindo intervenções mais precoces, personalizadas e eficazes”, explicou.
A ausência do laudo pode resultar em dificuldades de aprendizagem, sofrimento emocional e queda da autoestima da criança. Além disso, há perda de um período importante de plasticidade cerebral para intervenções adequadas.
O documento também estabelece uma linguagem comum entre todos os envolvidos no cuidado da criança, orientando estratégias educacionais e oferecendo respaldo técnico para decisões pedagógicas.


