Os 120 estudantes da Escola Sara Bom Moretti vivenciaram, recentemente, uma experiência prática de compra e venda ao “irem ao mercado fazer compras”. Utilizando dinheiro fictício, os alunos foram ao “Mercado do Seu Alfabeto”, como parte da atividade do projeto Sarau Literário, que vem sendo desenvolvido durante todo o ano.
A partir do livro “O Aniversário do Seu Alfabeto”, escrito por Amir Piedade, e que foi utilizado antecedendo e preparando as crianças para a dinâmica, foram desenvolvidas atividades voltadas à ortografia e à ampliação do vocabulário. Conforme uma das professoras que está a frente das iniciativas, Jane Farias, o projeto que envolve os seis professores do período da tarde, vem promovendo novas experiências de aprendizagem por meio da contação de histórias, vivências práticas e integração entre diferentes áreas do conhecimento.
A dinâmica ainda envolveu conceitos fundamentais de educação financeira e matemática, como planejamento de gastos; soma e subtração de valores; comparação de preços; e cálculo e recebimento de troco. “Os produtos disponibilizados eram lúdicos e concretos, e a partir deles, foi trabalhado o gênero textual rótulo, explorando suas características, finalidades e a forma como ele está presente no nosso cotidiano”, explicou Jane.
Antes da atividade ir ao mercado, foram realizadas diversas dinâmicas, onde as turmas realizaram compras de ingredientes para preparar receitas em sala de aula, com o auxílio das professoras. Conforme a diretora da escola, Dani Oliveira, o mercado se tornou um ambiente de interação, estratégias e descobertas, para que as crianças aprendam brincando, desenvolvendo autonomia, responsabilidade e criatividade. enbsp;
“As atividades foram marcadas por entusiasmo, participação ativa e a certeza de que o aprendizado se torna ainda mais significativo quando envolve a imaginação, a ludicidade e o vínculo entre alunos, professores e o ambiente escolar”, garantiu a diretora, reforçando que o Sarau Literário reafirmou seu papel de promover o gosto pela leitura e de transformar o conhecimento em vivências reais e prazerosas.
Secretaria de Educação
Conforme a Secretaria de Educação de Siderópolis, a ação já é derivada do projeto “Ler é uma verdadeira aventura”, de 2023, que estimula o hábito da leitura. O projeto corrobora o compromisso do Cantinho da Leitura, do Ministério da Educação (MEC), e está de acordo com o novo currículo da Escola em Tempo Integral, que foi elaborado com a participação do corpo docente da escola e Secretaria Municipal de Educaçãoenbsp;deenbsp;Siderópolis.


