Desde o último fim de semana, uma comitiva formada por oito italianos da região do Vêneto, de cidades como Val di Zoldo e Belluno, está em Siderópolis. Os visitantes, que permanecem na cidade até o próximo domingo, dia 9, vieram ao município para participar da 6ª Festa do Porco, a convite da Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo. Os festejos acontecem amanhã, dia 8, sábado, na comunidade de Rio Jordão, onde segundo a organização é possível adquirir ingresso no local.
enbsp;
Na manhã desta sexta-feira, dia 7, os italianos foram recebidos no gabinete do prefeito Franqui Salvaro, com a presença do vice-prefeito Rafael Frello. A recepção reforçou os laços entre os municípios irmãos. “Estamos retribuindo o que recebemos quando vamos à Itália”, destacou o prefeito, ressaltando a importância de incentivar as novas gerações a manterem viva a troca cultural e a tradição herdada dos imigrantes.
enbsp;
O presidente da Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo, Ângelo Natal Périco, afirmou que a presença dos italianos na região representa um momento especial de valorização cultural. “Isso fortalece o turismo local. Eles divulgam nossa região por lá, o que desperta o interesse de novos visitantes italianos. Sem falar que a presença deles ajuda até a praticarmos melhor o nosso italiano”, comentou.
enbsp;
Ângelo também agradeceu ao Governo de Siderópolis pela recepção calorosa e pelo compromisso com a preservação das tradições. O pacto de irmandade — Gemellaggio — entre Siderópolis e a Comune de Forno di Zoldo, hoje Val di Zoldo, foi celebrado em dezembro de 1995. Desde então, a parceria tem resgatado o sentimento de italianidade entre os descendentes de imigrantes italianos.
enbsp;
Segundo Ângelo, embora o pacto traga benefícios mútuos e colabore para o desenvolvimento das comunidades, especialmente em Rio Jordão, neste ano o prefeito de Val di Zoldo optou por não vir ao Brasil para celebrar os 30 anos da amizade entre os municípios.
enbsp;
Na quinta-feira, dia 6, os visitantes percorreram o centro de Siderópolis, conheceram pontos históricos e participaram de uma feijoada organizada pela Associazione Bellunesi nel Mondoenbsp;deenbsp;Siderópolis.
Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, afirma que é um alegria que receber amigos italianos. “É importante sempre renovarmos os laços de amizade e fraternidade entre o Brasilenbsp;eenbsp;Itália”, comentou.


