Com o tema “Encantos”, a Associação Feminina de Assistência e Bem-Estar Social de Siderópolis (Afabess) promove, nesta quinta-feira, dia 27, uma exposição com cerca de 2 mil peças artesanais. Os trabalhos foram produzidos ao longo de 2025, por aproximadamente 600 participantes dos Clubes de Mães e dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos do município. Os itens estarão abertos à visitação das 10h às 19h, na Piazza Nova Belluno, no Centro da cidade.
Durante o ano, os grupos participaram de três oficinas diferentes. A primeira explorou a técnica do fuxico, a segunda teve como base o linho e a terceira foi dedicada ao tema natalino, resultando em peças como jogos americanos, suplás e aventais com luvas, confeccionadas com a técnica do quilt (acolchoado).
Segundo a presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro, as atividades foram planejadas para valorizar o trabalho coletivo e o fortalecimento dos vínculos entre as participantes. “No primeiro trabalho, que denominamos ‘A Magia do Fuxico’, cada Clube produziu uma peça única para ser sorteada entre os grupos no dia da exposição. A ideia foi mostrar que cada integrante é essencial para a construção do todo”, explicou.
Ainda conforme Rosa Susana, os grupos também criaram variações com bordados em linho e outras técnicas artesanais, sempre com o apoio das monitoras. “Com o auxílio das monitoras, foi possível desenvolver uma grande variedade de trabalhos manuais ao longo do ano”, completou.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, convida a comunidade a prestigiar a exposição e destaca o valor das ações realizadas. “As atividades desenvolvidas ao longo do ano demonstram dedicação, aprendizado e o talento das participantes. É uma oportunidade de compartilhar esses momentos com toda a comunidade”, afirmou.
Sobre os clubes
Atualmente, a Afabess coordena 29 Clubes de Mães e seis grupos de idosos por meio do SCFV. Os grupos são comunitários que promovem a integração e o fortalecimento social por meio de atividades manuais, como bordado, crochê, artesanato e outras expressões culturais.
As atividades ocorrem semanalmente, no período da tarde ou à noite, em diversas comunidades do município, como Rio Jordão, São Pedro, Centro, Gruta, Rio Fiorita, Rio Kuntz, Montanhão, Tereza Cristina, São Martinho, Santa Luzia, Alto Rio Maina, Cohab, Montenegro e Vila São Jorge.enbsp;


