Governo de SC determina suspensão de cirurgias eletivas por causa do avanço da Covid-19

0

Medida vale por 20 dias para procedimentos de média e alta complexidade.

A Secretaria de Estado da Saúde determinou em uma portaria a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade pelos próximos 20 dias em Santa Catarina. Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser adiadas por determinado período sem causar grandes problemas ao paciente.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 22, válida para hospitais públicos e privados, foi tomada por causa do avanço da Covid-19 e tem como objetivo garantir o acesso das pessoas aos hospitais durante a pandemia.

De acordo com a secretaria, a suspensão é aplicável a todas unidades que dispõem de leitos de internação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus.

As cirurgias de urgência e a emergência e os procedimentos tempo-sensíveis – aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam. Com 15 das 16 regiões em risco gravíssimo para coronavírus, Santa Catarina tem 641.840 casos e 6.988 mortes.

Com informações do site G1 SC