Dalvani Baesso, nascida em Turvo – SC, em 26 de outubro de 1964, filha de Antonio Baesso e Enerina Sommariva Baesso, tem 3 filhos, Felipe, Gabriela e Laura e 3 netos, Vittorio, Teresa e Angelina. Neta de imigrantes italianos provenientes de Zoldo, Angelo Sommariva e Amalia Lazzaris Sommariva, que migraram para Meleiro, onde nasceu sua mãe, Enerina, que teve 11 filhos, entre eles, Dalvani.
De família muito religiosa, comunicativa e social, Dalvani sempre se destacou fazendo parte de atividades esportivas, canto coral, grupos de jovens e nas questões políticas. Cursou Pedagogia e é pós-graduada em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Moradora de Siderópolis desde junho de 2000, concursou na educação do município em março de 2001. Professora atuante nas escolas Silvio Ferraro, José do Patrocínio, CEDO das Irmãs e Escola Municipal Miguel Lazzarin, onde foi diretora em 2003 e 2004 e de 2013 a 2021. A frente da direção, não mediu esforços para ampliar o número de alunos e melhoria na qualidade de ensino, promovendo inúmeros projetos, tornando-a, assim, uma escola referência no município e na região.
Destacou-se na organização das festas caipiras, Bingo Rural e nos projetos com a CIDASC.
Membro ativo da Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo desde 2003, onde vem contribuindo para a preservação das tradições e da cultura dos descendentes dos imigrantes italianos, a permanência da língua italiana nas escolas da rede municipal e no planejamento e organização das festas do Gemellaggio e da associação. Manter viva a cultura é um legado imprescindível no trabalho que vem realizando ao longo dos anos.
“A história de cada um é reescrita de geração a geração. Faça sempre o seu melhor”.
Adicionar comentário