A Escola Professora Sara Bom Moretti, de Siderópolis, promoveu mais uma edição do projeto Sarau Literário, desta vez, dedicado ao gênero textual poema. A obra escolhida foi “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, a partir da qual foram desenvolvidas diversas atividades complementares que uniram aprendizado, criatividade e vivências significativas.
Na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes trabalharam práticas de compreensão de texto, apreciaram recursos sonoros e visuais, expressaram emoções e exercitaram a criatividade. Já em Educação Ambiental, todos participaram da revitalização das paredes da escola com a “Arte do Muralismo”, ação coletiva que destacou a importância da natureza e celebrou a beleza da primavera.
Em Matemática e Educação Financeira, as professoras organizaram um leilão solidário, utilizando dinheiro fictício confeccionado em sala de aula. A atividade proporcionou momentos de integração e permitiu aos alunos desenvolver estratégias para solucionar problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro.
“Com muita alegria e entusiasmo, os estudantes se envolveram em todas as propostas demonstrando como o projeto vai além da leitura e se transforma em uma experiência enriquecedora, capaz de integrar diferentes áreas do conhecimento”, relatou a diretora da escola, Dani Oliveira.
Edição de agosto
O projeto é realizado uma vez por mês, e em agosto, a edição foi inspirada no livro “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha. A obra foi adaptada para a realidade da escola e apresentada de forma dramatizada pelas professoras, com o apoio de recursos tecnológicos e visuais que encantaram os alunos.
Antes da apresentação, os estudantes compraram seus ingressos em uma bilheteria montada na escola, utilizando dinheirinho lúdico. Também participaram de uma roda de conversa com as professoras e a diretora sobre a obra e produziram cartazes com o tema “A importância da escola”, expostos nos corredores da instituição.
“Projetos como este mostram como a educação pode ir além da sala de aula, despertando valores, criatividade e senso de coletividade nos nossos alunos. É gratificante ver a escola transformando o aprendizado em experiências vivas e inspiradoras”, comentou o prefeito em exercício, Rafael Frello.
Dando continuidade ao projeto, no dia 2 de setembro, a escola promoveu entrevistas com diferentes profissionais do ambiente escolar, como merendeiras, serviços gerais, diretora, secretária e apoio pedagógico. Os relatos emocionantes revelaram histórias de vida e a dedicação de cada um no dia a dia da escola.
- “Todos os momentos que estou aqui na escola são únicos e muito importantes, pois surpresas incríveis podem acontecer a qualquer momento.” (Rejane – apoio pedagógico)
- “Eu voltei a estudar depois de adulta, e a escola me enche de felicidade. Quando eu chego aqui, sinto uma enorme alegria, por isso, faço a comida das crianças com tanto amor.” (Luciana – merendeira)
- “Ser criança é muito bom, então, crianças, não tenham pressa de crescer. Brinquem, estudem e se divirtam bastante.” (Cleuza – secretaria)
- “Ver nossas crianças tão bonitas se apresentando foi um momento especial que eu vou levar comigo para sempre.” (Gorete – auxiliar de cozinha)
- “Um dia, eu salvei um passarinho na nossa escola. Nesse dia, eu e as crianças tivemos uma manhã emocionante.” (Gisele – serviços gerais)
- “Ver uma criança me abraçar e dizer que está tendo o dia mais feliz da vida dela deixa meu coração muito feliz. Por isso, tenho a certeza de que estou no lugar certo. Esta escola faz parte de mim.” (Daniela – diretora)
Adicionar comentário