Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Um pouco da história dos 60 anos da nossa Capela Santa Bárbara, Bairro Rio Fiorita


Algumas pessoas que se doaram inteiramente na realização deste sonho.

Vitalino Inocente; Silvio Piacentini, Américo Tramontin, Ivan Rossa, Aloni Gregório.

07/05/2017

Na década de 1950, um grupo de pessoas teve um grande sonho, construir uma Capela com mais espaço e num local onde seria bem visível, sendo assim um grande ponto de referência para quem aqui chegasse.

Alguns nomes foram lembrados, Sr. Adolfo Speck, representado aqui por seus familiares, sendo ele o encarregado geral, juntamente com os Senhores João Mendes e Ramiro.

Essa comissão pediu auxílio à CSN para a realização deste sonho, a qual não se opôs.

Segundo Dona Nerci, Seu Pai o Sr. Adolfo Speck viajou à Lages, para buscar o modelo do projeto.

Assim deu-se início à construção.

No dia 01/05/1957, tivemos a primeira missa celebrada na capela, sendo que ainda não haviam construído as paredes, a qual só foi concluída em novembro de 1957.

Estes senhores na foto acima, contaram um pouquinho dessa história.

Seu Silvio Piacentini trabalhou incansavelmente na construção, acompanhou todas as etapas, ele lembra que a madeira era trazida da Serra, e que parte dela era doação da CSN.

“Lembrou também que no carnaval de 1957 todos foram convocados a trabalhar, fizeram estes detalhes que encontramos nas colunas internas até hoje aqui existente”.

Recordou o nome dos primeiros pintores da capela, os Srs. Aristides de Souza e Moacir Padilha hoje representados por seus familiares e também o Sr. Ladislau Manoel Pereira, (Mais conhecido como Delau), representado por sua Neta, este senhor foi o primeiro Capelão, dedicou muitos anos de sua vida nessa função.

Seu Silvio ainda citou alguns nomes que também fizeram parte dessa história, Angelo Martinelle, representado por seus familiares e Aloni Gregório, que após o Sr. Delau deixar a função de Capelão, foi ele quem assumiu e até hoje se doa para a Igreja, se dispõe estar aqui todo domingo abrindo a Capela para a celebração das missas.

Outro Senhor aqui presente é o seu Tramontin, ele foi responsável por construir a parte de trás do Altar, prestou seus serviços de carpintaria.

“Lembrou que houve um período de crise, e a CSN não pode mais fornecer material para a obra, então o Sr. Adolfo Speck teve a iniciativa de fazer uma festa para arrecadar recursos para a conclusão da capela.”

Seu Vitalino Inocente, sempre que solicitado, jamais se recusava a vir prestar seu serviço voluntário.

Ele foi um dos que construíram a Torre da nossa Capela.

Com lágrima nos olhos Seu Inocente relembrou com muita saudade dos tempos difíceis, porém tempos importantes para a nossa história.

Queremos deixar registrado a nossa imensa gratidão a estes Senhores.

Sem a força, a boa vontade e a doação deles, nada disso teria acontecido, e dizer também, que vocês deixaram uma grande lição de vida para todos nós e para as futuras gerações, de que, o importante da vida é o “ser” e não o “ter”.

O Nosso muito obrigado em nome de toda a comunidade do Rio Fiorita!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *