Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Siderópolis realiza 3ª Mostra Gastronômica Escolar

As escolas municipais de Siderópolis apresentaram na tarde de hoje, 22, a 3ª Mostra Gastronômica Escolar. A feira é uma ação do Governo Municipal de Siderópolis através da Secretaria de Educação. O evento apresentou quatro tipos de caldos onde à comunidade e as crianças puderam degustar. Os pratos foram preparados pelas instituições com a ajuda dos alunos.

A estrutura da mostra aconteceu na praça central da matriz onde cada instituição de ensino apresentou seu alimento. A Escola EEBM Miguel Lazzarin preparou um caldo de tilápia. Já a EEBM Jorge Bif e CEM prepararam um caldo a base de aipim. A escola EEBM Aurora Péterle apresentou um caldo de moranga e a CEI Criança Cidadã um caldo a base de feijão.

A creche Rosália Pierini e o CEIM Olírio Cesa também participaram da Mostra através de folders onde mostravam o prato ao qual eles prepararam. A creche realizou na escola o “sanduíche da Maricota” e o Olírio fez o Projeto “Cores e Sabores”.

Segundo a responsável pelo cardápio das escolas, Márcia Moretti todos os alimentos apresentados na Mostra são servidos na escola. “O projeto tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar do nosso município já que parte dos alimentos servidos na merenda escolar são oriundos deles” comentou.

O foco da Mostra é também reforçar o aprendizado das aulas. “O mais importante é que as crianças passem a dominar o conhecimento científico, assimilando-o de uma forma mais ampla. Elas demonstrarão e entenderão na prática o que aprenderam na teoria”, ressaltou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Na ocasião as próprias crianças serviam seu caldo para outras escolas e para a população que estava passando próximo do local.

A mostra é fruto de uma adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) e ao Programa Educando com a Horta Escolar e Gastronomia (PEHEG). “Quando surgiu esta parceria com os Programas logo foi passado que teríamos que fazer uma atividade relativa à saúde, foi então que pensamos em fazer a Mostra. Hoje já podemos perceber que é sucesso e com certeza terão mais edições”, concluiu Márcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *