Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Siderópolis atinge nível 4 nas avaliações da Prova Brasil

Siderópolis atinge nível 4 nas avaliações da Prova Brasil

Siderópolis (15/12/2016) – O município de Siderópolis atingiu o nível 4 de 5 níveis na Prova Brasil,  que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano, as médias foram 213,03 e 222,42, respectivamente. Já nas avaliações do 9º ano, o município conseguiu média de 261,97 em língua portuguesa e 256,25 em matemática. A avaliação para diagnóstico em larga escala é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). 

 

“O resultado é extremamente positivo e mostra a qualidade do ensino público oferecido na cidade, tanto nas escolas municipais quanto estaduais. A educação define o futuro e nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar ainda mais esses índices”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

 

Nos testes aplicados no ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

 

A partir das informações da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *