Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Siderópolis alcança 61 anos de progresso e conquistas

Município celebra nesta quinta-feira, 19, o aniversário de emancipação político-administrativa. Vocação turística está entre os principais destaques da cidade

Siderópolis

“Proclamemos com muito orgulho esta terra que nos rende a vida. Honraremos com fé e valor, Siderópolis, terra querida”. A estrofe eternizada pelo tenor Aldo Baldin logo no início do hino do município faz ainda mais sentido nesta quinta-feira, 19, quando a “cidade das montanhas” completa 61 anos de emancipação político-administrativa. De um legado que começou ainda sob o nome de Nova Belluno, com a colonização italiana em 1891, passando pela atividade carbonífera e a diversidade econômica, Siderópolis se desenvolve e se fortalece a cada ano que passa.

Emoldurado pela Serra Geral, o município ainda mantém características de cidade pequena, com aproximadamente 14 mil habitantes, mas aliadas a fatores essenciais para o desenvolvimento humano e econômico. “Em Siderópolis, está acontecendo um êxodo rural ao contrário. As pessoas estão saindo da cidade e indo morar no interior, porque o acesso está melhor e a qualidade de vida aumentou, o que faz com que elas tenham vontade de ficar lá. Acho que isso vai dar um bom resultado, porque temos que nos reinventar. Não podemos ficar apenas planejando, temos que agir”, analisa o prefeito Helio Roberto Cesa, o Alemão.

Investimento nas potencialidades locais

Apesar de trabalhar em diversas frentes para impulsionar esse crescimento sustentável, o Município tem focado em um fator especial: o turismo. A localização privilegiada, com belezas naturais de encher os olhos, fez com que os sideropolitanos despertassem para essa nova fonte econômica. “Na verdade, é algo que precisa ser trabalhado em longo prazo. Em questão de cinco a dez anos, as pessoas terão um benefício direto com isso. Então algo a ser investido é no turismo de aventura, que é uma crescente mundial, com bike, trekking, escalada… E também no de eventos, para, pelo menos uma vez por mês, termos uma atração grande aqui”, ressalta o vice-prefeito Alexandre Feltrin Fernandes, o Xande.

Data celebrada com festa

Apesar dos 61 anos de Siderópolis serem comemorados nesta quinta-feira, as celebrações alusivas à data ocorrerão no próximo domingo, 22. As atrações ocorrem a partir das 18h, com um convite para que a população e os visitantes participem desse momento especial. O evento inicia com um teatro de Natal, seguido pela missa em ação de graças na Igreja Matriz, às 19h.

Uma das atrações mais aguardadas, o corte do bolo de aniversário está marcado para as 20h, seguido de um momento de partilha e confraternização. Para fechar com chave de ouro, a partir das 21h30min, o cantor Jorge Nando comandará a parte musical.

Fonte

One Response to Siderópolis alcança 61 anos de progresso e conquistas

  1. Luiz Gonzaga Pereira Responder

    dez 19, 2019 at 18:56

    Parabéns à nossa brava, bela, inesquecível Siderópolis…”Meu Marco Zero”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *