Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Quarta-Feira de Cinzas: mensagem de Dom Jacinto e horários de celebrações

Mais uma vez a Igreja vivencia a Quarta-Feira de Cinzas, celebrada pelos cristãos católicos através do jejum e da abstinência, da penitência e da oração e da participação nas missas ou celebrações com o rito da imposição das cinzas. No primeiro dia da Quaresma, os católicos são lembrados, através das cinzas, sobre a finitude da vida terrena e a necessidade da conversão para alcançar a ressurreição em Cristo, em preparação a grande festa da Páscoa do Senhor. “Do pó viestes, ao pó voltarás” (Gn 3,19).

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, envia uma mensagem sobre este tempo especial vivido pela Igreja:

“Quaresma é sempre período de preparação, onde somos convidados, chamados a nos converter para Deus e ao amor ao próximo. A Quaresma é este tempo propício, onde temos que olhar para dentro de nós e ver quanta coisa bonita temos, mas quantas coisas também precisamos melhorar para que a Igreja e a sociedade – todos – possam sair ganhando com a nossa conversão.

A Igreja nos propõe várias coisas que podem nos ajudar bastante a viver esse tempo: jejum, penitência, oração, amor ao próximo, participar da Liturgia nas comunidades, participar dos grupos bíblicos em família. São muitas oportunidades que a Igreja nos propõe que nós temos chance de participar para adentrarmos mais neste espírito da Quaresma.

A Igreja também nos propõe, nesta época do ano, a Campanha da Fraternidade, no Brasil sempre muito trabalhada e que esse ano traz como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, onde também somos chamados, convidados a participar. Há muitos espaços em nível nacional, estadual e municipal, onde nós, cidadãos cristãos, podemos participar. Lembro, especialmente, os conselhos municipais. Não se trata só de participar dos conselhos, mas cada um tem que fazer a sua parte, no sentido de melhorarmos a sociedade. Toda vez que vamos ao mercado e compramos alguma coisa, pagamos imposto. Esse imposto deve reverter para o bem comum. E o bem comum é algo muito importante para uma sociedade ter paz, saúde, serenidade, fraternidade para todos e não apenas para alguns. Esse é o grande objetivo do Reino de Deus: construir uma sociedade mais fraterna e mais justa. Isso supõe que todos participemos e que, realmente, nos convertamos para Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Quero desejar a todos uma boa preparação para a Páscoa, uma Quaresma onde realmente Deus e o próximo sejam o grande mandamento para todos”.

No site da Diocese de Criciúma, você encontra os horários das celebrações com bênção e imposição das cinzas (http://bit.ly/2XvRtaX). O Bispo Diocesano presidirá celebração eucarística com abertura da Campanha da Franternidade na Catedral São José, às 19h30min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *