Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia pacientes de Siderópolis

Pelo menos 26 pacientes de Siderópolis estão participando, juntamente com outros municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), de um mutirão de cirurgias de catarata na Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Praia Grande, que é especializada no procedimento e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o Governo Municipal, o mutirão está sendo realizado para zerar a fila de espera para realização das cirurgias. “O procedimento é inteligível e deve ser tratado de maneira singular e com muito cuidado. Por isso é tão importante realizar a cirurgia e garantir um bem-estar saudável”, comentou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.
A secretária de saúde do município, Glaucia Cesa Périco, garante que foi muito trabalho envolvido para que o mutirão pudesse acontecer. “Trabalhamos fortemente com os outros municípios envolvidos, para viabilizar os procedimentos. Temos a certeza que fizemos a alegria de todos os pacientes com o mutirão”, destacou.
A campanha de cirurgias eletivas será gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde, acompanhada pelas comissões intergestoras regionais e estaduais.
Como é feita a cirurgia
A cirurgia é feita, geralmente, sob anestesia local, que pode ser tanto por injeção quanto pela utilização de colírios anestésicos. O procedimento, geralmente, é rápido, durando cerca de 30 minutos e não provoca dor durante o ato cirúrgico. A recuperação em geral é rápida e, em torno de 1 semana a pessoa já pode fazer grande parte de suas atividades rotineiras.
Ela acontece a partir de um corte na córnea que permite que seja retirado o cristalino danificado, que é substituído por uma lente artificial transparente capaz de restaurar a visão da pessoa.
Uma opção mais recente e moderna de cirurgia consiste em um laser capaz de realizar várias etapas do procedimento cirúrgico. Sabe-se, entretanto, que o laser na cirurgia de catarata habitual não se mostra melhor que um cirurgião experiente. Em casos de alterações anatômicas significativas, o laser mostra um diferencial importante, pois auxilia o cirurgião em algum passo que pudesse ser mais desafiador para o mesmo. Saiba mais sobre os novos tratamentos para catarata.
Como é a recuperação
A recuperação em geral é rápida e, em torno de 1 semana a pessoa já pode realizar grande parte de suas atividades rotineiras.
Para um cuidado adequado, deve-se:
♦ Utilizar óculos de sol sempre que sair na rua, pelo menos durante 24 horas;
♦ Repousar nos primeiros 2 dias, evitando fazer esforços excessivos;
♦ Colocar os colírios anti-inflamatórios, de acordo com a indicação do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *