Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Governo de Siderópolis e Associação Bellunesi divulgam programação dos 128 anos de colonização italiana do município


Para marcar os 128 anos da colonização italiana no Núcleo de Nova Belluno-Siderópolis, o Governo Municipal e a Associação Bellunesi Nel Mondo-Família de Siderópolis, prepararam diversas atrações.

Na sexta-feira, às 19 horas, no Siderópolis Clube, será feito o lançamento do livro “Canti Della Tradizione Populare Veneta Nel Sud Del Brasile” e Cd Grupo Bellunesi “Mi Son da Bellun” 128 anos de Cantoria Veneta Nova Belluno.

No sábado, 06, a programação terá início às 15 horas com barraca de petiscos italianos, na Praça da Matriz. Das 16h às 18 horas haverá cantoria e jogo de mora. Já às 17 horas, missa rezada em italiano no Centro de Eventos São Luiz Orione, celebrada pelo Padre Anderson Cristian Rodrigues, cantada pelo Grupo de Cantores Bellunesi e ofertório vivo representado pela Comunidade de Santa Luzia. As comemorações terão continuação logo após a missa com cantorias no palco da Praça Matriz, embaladas pelos grupos: Mi Son da Bellun-Bellunesi Siderópolis, Serenata d’Amore-Cocal do Sul, Família Carminatti-Siderópolis, Grupo Trevisane-Treviso e o Grupo Vá Pensiero-Morro da Fumaça. Para finalizar a programação, às 20 horas acontecerá o Tombo da Polenta.

Parte da História

No ano de 1891, 240 famílias imigrantes italianas se estabeleceram na cidade. Naquela época os bairros eram chamados de seções. Na sessão do Ex- Patrimônio foram instaladas 46 famílias, já na sessão Estrada de Urussanga, 68 famílias, sessão Rio Fiorita, 85 e Seção Rio Jordão 50 famílias, totalizando 240 famílias. “Por isso, esperamos toda população para comemorarmos junto mais um ano repleto de homenagens e agradecimento aos imigrantes que significaram muito para nossa cidade”, destacou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *