Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Festival Internacional de Animação faz seu primeiro espetáculo em Siderópolis

Festival Internacional de Animação faz seu primeiro espetáculo em Siderópolis

Professores locais tiveram oficina de confecção e manipulação de bonecos 

Siderópolis (22/5/2017)  –  O primeiro dia de espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), ocupou todo espaço reservado para a plateia no Siderópolis Clube e mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de assistir a peça “Desde El Azul”, da Cia Hugo & Inês, do Peru. Com quase uma hora de duração, o espetáculo de animação corporal impressionou o público, composto em sua maioria, por estudantes das redes pública e privada de Siderópolis.

“É um espetáculo diferenciado, feito de forma simples, mas cativante”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, enquanto festejava o apoio do Governo Municipal na vinda do festival para Siderópolis. “A coordenadora do FITA é de Siderópolis e nunca tinha feito uma apresentação em sua terra natal, por isso nos unimos para que esses espetáculos fossem possíveis e que a população tivesse acesso a peças de teatro gratuitas e de alta qualidade”, concluiu o prefeito.

Considerado o maior festival de teatro de Santa Catarina, O FITA está em sua 11ª edição.  Nesta terça-feira, 23, também às 15 horas, acontecerá a segunda apresentação em Siderópolis. Com técnica de manipulação à vista e cerca de 30 minutos de duração, a peça “Redescobrindo Lautrec”, da Cia Nina Vagel, de São Paulo, será o segundo e último espetáculo do FITA na cidade.  . “Estou muito emocionada em apresentar o FITA em Siderópolis. Sempre quisemos trazê-lo para a cidade e hoje concretizamos este sonho”, afirmou a coordenadora geral do FITA, a sideropolitana, Sassá Moretti. Segundo ela “a missão do festival é levar o teatro de animação para o público e incentivar artistas a se apropriarem dessa linguagem que contempla máscaras, bonecos, sombras e objetos, entre outros elementos cênicos”, afirmou

Oficina de confecção e manipulação de bonecos – Paralelo ao festival, professores de Siderópolis, tiveram aulas de construção e manipulação de bonecos, feitos a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, com construção de cenas partindo de jogos teatrais. As oficinas são voltadas a educadores e interessados em aprender sobre técnicas de teatro de animação e possibilidades práticas para atuação na contação de histórias. A oficina de bonecos também está sendo feita no Siderópolis Clube. Nesta terça-feira, 23, será o segundo e último dia de atividades, também das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte Simone Costa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *