Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Famsid já começa a receber óleo de cozinha usado

Desde o lançamento do projeto “Eco Óleo”, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis , (Famsid), já começou a receber litros de óleo de cozinha usado. O primeiro doador foi um pesque e pague do município, que descartou centenas de litros. A Fundação já começou a receber também moradores em sua sede para o descarte correto do resíduo.

“É muito bom ver que os moradores estão aderindo ao projeto. Devemos nos conscientizar e ajudar nosso ecossistema que tanto precisa de nossa ajuda e juntos faremos a diferença”, comentou a presidente da Famsid, Franciele Candido de Oliveira.

O projeto foi lançado, pois muitas vezes, por falta de informação de onde depositar o óleo, as donas de casa acabam descartando no ralo da pia, o que faz com que prejudique o meio ambiente. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Pensando nisso o Governo Municipal, a Famsid e o Movimento Familiar Cristão, lançaram o projeto.

O objetivo da arrecadação é dar um destino correto para este resíduo. De acordo com a demanda, uma empresa especializada irá passar nos pontos de arrecadação para recolher o material.

Para depositá-lo, basta esperar o óleo esfriar, colocá-lo dentro de uma garrafa pet e levá-lo até um ponto de coleta mais próximo e depositá-lo na bombona de arrecadação. O óleo deve estar limpo, sem nenhum rejeito de comida junto. A embalagem de arrecadação pode ser retornável para evitar o desperdício do material.

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, elogiou a iniciativa e agradeceu por mais esta ideia. “Aos poucos o município vai dando o destino correto para todos os resíduos que geramos. É através de ações como esta que tornamos cidadãos de bens e responsáveis, ajudando nosso meio ambiente”, destacou.

Em breve a arrecadação será feita em todos os bairros da cidade. “O mais rápido possível iremos disponibilizar bombonas em edifícios e em pontos estratégicos nos bairros, para que todos possam depositar seus resíduos”, concluiu Franciele.

Caso algum estabelecimento de Siderópolis, que gere este tipo de resíduo, queira ser parceiro do projeto pode entrar em contato direto na Famsid, por meio do telefone: 3435-8986.

Os pontos de arrecadação são:

– Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid)

– Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

– Posto Fórmula 1

– Todos os domingos na missa da igreja matriz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *