Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Celebração de gratidão ao Pe Osvaldir Ribeiro Mendes

Realizada no dia 03 de fevereiro, as 19 hs,  na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis. Celebração presidida pelo vigário paroquial e ex diretor do colégio Dom Orione, Pe Osvaldir e concelebrada pelos padres Gabriel e Aguiar. Na oportunidade Pe Osvaldir agradeceu a todos pela acolhida nestes cinco anos na cidade de Siderópolis. Durante a celebracao Pe Luiz Carlos Aguiar foi empossado como novo diretor do Colégio Dom Orione.

Missa de Gratidão pela presença do Padre Osvaldir na Paróquia Nossa Senhora aparecida e  envio para a nova missão em Joinville e acolhida do pe Luiz Carlos de Aguiar.

Comunidade que agradece, envia e acolhe.   Rendemos graças a Deus pelos 5 anos, 6 meses e 20 dias da presença do pe Osvaldir em nosso meio. Nossa Paróquia é grata a esse sacerdote incansável das  causas do reino e que através do serviço, oração, dedicação, fé, organização, evangelização e conhecimento nos ensinou imensamente. Mas  o maior legado foi ter caminhado  com todos de forma sensível, caridosa, justa e fraterna. Acolhemos com carinho o pe Luiz Carlos de Aguiar que assumirá a função de Vigário Paroquial e Diretor do Colégio Dom Orione. O Cl Eduardo que será enviado para o tirocínio, na Orionopólis Catarinense e o Vocacionado Daniel que será enviado ao Seminário de Cotia – SP.  Acolhemos nosso Paróco Pe Roberto, Cl. Celio. Acolhemos o MFC e sua nova coordenação e a todos que em torno da mesa da eucaristia e da palavra alimentam-se do amor do Senhor e não se acomodam na missão que ele nos confiou.

Conhecer a história nos faz compreender as idas e vindas dos religiosos.

Pe Osvaldir Ribeiro Mendes: Filho de Antônio Ribeiro Mendes (in memória) e de Eva Mendes nasceu na cidade de Malacacheta, Estado de Minas Gerais, no dia 05 de novembro, sendo ele o filho mais velho, o mesmo teve mais 05 irmãos, sendo 01 deles em memória.  Aos 03 anos de idade ele muda com sua família para a cidade de Foz do Iguaçu-PR, sendo que, seus pais, foram trabalhar na Usina de Itaipu. Padre Osvaldir nasceu, cresceu e foi educado num ambiente familiar simples e humilde, onde o amor, a fé, o respeito e a educação foram às bases fundamentais. Na adolescência frequentou e fez a catequese, onde recebeu os sacramentos da Iniciação Cristã, atuou na Pastoral da do Adolescente, Juventude, Liturgia, Animação Vocacional, foi Ministro Extraordinário da Eucaristia.  Na Pastoral Catequética, percebeu os primeiros sinais de sua vocação, onde procurou discernir os apelos de Deus em sua vida. *Nos anos: 1998 a 2001 – Cursou o Magistério.

*Nos anos: 1999 a 2001 – Cursou Pedagogia.

*Em 2002: Entrou para o Seminário, Congregação de Dom Orione, na cidade de Quatro Barras-PR.

*Em 2003: Fez o Noviciado, na cidade de São José dos Pinhais-PR.

*Em 2004: Fez o 1º ano de Tirocínio no Seminário Nossa Senhora de Fátima – Guararapes-SP.

*Em 2005: Fez o 2º ano de Tirocínio na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Dourados.

*Nos anos de 2006 a 2008, cursou a Filosofia, na cidade de Curitiba-PR.

*Nos anos de 2009 a 2012, cursou a Teologia, na cidade de São Paulo, morando no Pequeno Cotolengo Dom Orione de Cotia-SP, onde foi formador por 04 anos do Aspirantado e Postulantado.

*No dia 13 de Agosto de 2011, fez os Votos Perpétuos no Santuário Diocesano São Luis Orione-Cotia-SP, nas mãos do provincial – Pe. Aparecido da Silva.

*No dia 24 de Março de 2012, foi Ordenado Diácono, em Cotia-SP, pelas mãos de Dom Ercílio Turco, bispo diocesano de Osasco-SP.

*No dia 08 de Dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, foi Ordenado Sacerdote, pelas mãos de Dom Dirceu Vegini, bispo diocesano de Foz do Iguaçu-PR, na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida.

*No dia 09 de Dezembro, celebrou a sua primeira Missa, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Foz do Iguaçu.

*No dia 25 de janeiro de 2013, viaja para Roma, para o Curso Internacional de Formadores, na Universidade Pontifícia Salesiana.

*E no dia 31 de maio, termina o Curso em Roma.  E dia 16 de junho, retorna ao Brasil.

*E no dia 25 de junho de 2013, chega a cidade de Siderópolis-SC, para ser o formador do seminário São Pio X e o vigário paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida e em 2015 assumiu como Diretor do Colégio Dom Orione.

E no dia 09/02 , na cidade Joinville tomará posse como pároco , na Paróquia Nossa Senhora do Caravagio , a nova missão orionita.

Quando chegasse  a tua frente estava a simplicidade …resumida na frase “estou aprendendo a ser Padre aqui em Siderópolis, dando meus primeiros passos”, estava no ser despojado…”nada para mim, tu não faz para mim…sim por São Luiz Orione e suas obras, é ele quem pede”, estava no amor incondicional a mãe Eva…a ela nos mostrou o teu reconhecimento por seres quem és e nos deixava claro: “ lembrem-se  dos seios que te alimentaram”, estava na sinceridade…a todos revelaste e apresentaste a tua história com todas as cruzes e ressureições…”vim de berço pobre, passei muitas dificuldades, meu pai morreu uma semana antes da minha ordenação”, estava no chamado fraterno…”amada, amado, filho, filha”, estava nos puxões de orelha…”sou curto e direto”, estava na vontade de ter todos ao seu lado…”Aceito teu convite para almoçar…mas lembro que estou com 8 seminaristas e os demais padres, estava na responsabilidade…”eu assumi com a comunidade, imagina estarei lá”, Estava no dinamismo…”vamos, avante, sem perder tempo…quem vive de lamentações já morreu”… Estava na presença amiga…”o que aconteceu…perdeu¿ Morreu¿ No hospital¿Quem está  com você¿ Depois da missa estarei aí”, Estava na organização…”Vcs estão levando toda a programação do ano, fiquem atentos,” Estava nas certezas…”Padre que poucas pessoas que vieram…Filhaa é o suficiente, rezemos nós por quem não veio, não lamentemos, cada um sabe de si, faremos nós que estamos aqui”, Estava nas brincadeiras que cativavam e ajudavam…”Tragam um prato bem cheio…e o que sobrar levo tudo para o seminário”, Enfim a frente estava os seus  exemplos.

Conseguiu apresentar as diferenças das funções da Paróquia, do Seminário e do Colégio, mas deixou claro, como ninguém, que o carisma é o mesmo, São Luiz Orione é o mesmo e a nossa responsabilidade também. Tu  nos fez compreender e harmonizar as obras em uma verdadeira sintonia, assim como a Santíssima Trindade, perfeita comunidade de Deus e o maior exemplo de unidade. Sua presença e seu serviço, sua missão sempre nos direcionou a Jesus. Assim como o girassol busca a direção do sol, através do carisma Orionita tu nos direcionou a luz maior que é Jesus.

Maria é a mãe do sol nascente, aquela que ilumina, que conduz, e como Orionita  a ela sempre recorremos  como  Nossa Sra Aparecida, Nossa Senhora das vocações, da Apetite, da paciência, do bom humor, das reuniões…quantos títulos… É a mãe a te acompanhar pe Osvaldir …da mãe Aparecida a mãe do Caravagio…a mãe que recolhesse “que no mais pequenino dos homens, brilha a imagem de Deus.” E ela vem trazendo sementes de girassóis que simbolizam o que semeastes em Siderópolis…e o que semearas em Joinville, em cada coração a semente plantada florirá, gratos somos. Tens que seguir acompanhando aquele que por primeiro te escolheu e te enviou. Diz a canção…”Sabes que não estas só a caminhar, não vais sozinho…Deus nunca te abandonará …Não temas, a luz é bem maior e quando parecer que o sol não vai nascer, uma luz no horizonte te motiva a não parar…quando a busca tem a meta de chegar na luz. Mesmo se a estrada for longa demais…Toda meta tem seu começo e recomeço…e assim é a meta de quem busca Deus…Amado caminhemos na busca …Ave Maria e avante!

Obrigado Pe Osvaldir Mendes Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *